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3 motivos para ação: como motivar sua equipe

Não é de hoje que as questões de bem estar no trabalho estão ganhando espaço dentro das empresas que querem construir uma marca empregadora forte e manter equipes engajadas, que tragam soluções criativas. Ao longo de 2016 pude notar que é esse tipo de equipe que ajuda a diferenciar uma empresa que consegue se destacar num momento em que a maioria declara estar em crise, dentre outras variaveis, claro.

Isso acontece justamente porque colaboradores motivados e que se identificam com a empresa, seus valores e objetivos, vestem a camisa e aceitam passar por desafios com mais energia e contentamento. O mesmo vale para a gestão de uma equipe e, muito além da sala de descompressão com vídeo games, existem três grandes pilares que, na minha opinião, carregam a essência da motivação dos colaboradores:

Reconhecimento

É muito importante que cada membro da equipe se sinta reconhecido pelo próprio trabalho. Quando falo em reconhecimento, falo sobre cada um enxergar e sentir que está fazendo um bom trabalho, tanto para seu líder, quanto para seus clientes, indo na direção certa. Para isso, é muito importante que as metas, entregas e expectativas sejam bem alinhadas no início de qualquer projeto e que a comunicação seja muito clara. Essas metas podem ser dividas por entregas menores para que o colaborador também veja seu trabalho acontecendo e acompanhe sua própria evolução. Reconhecer um membro da sua equipe não significa apenas ter que planejar uma bonificação a cada projeto concluído com sucesso, por mais que o reconhecimento financeiro também componha uma parte desse pilar. Às vezes, um feedback pode ser o suficiente para ele sentir que está indo bem ou então descobrir o que pode melhorar para ver esses resultados. E não, não estou falando de elogios superficiais, tapinhas nas costas ou meritocracia (coisa que não acredito que seja real). Muitas vezes o que sua equipe precisa é ver o impacto do trabalho dela no mundo, enxergar o todo e entender sua parcela de importância naquela equipe/ projeto.

Utilidade

Todo ser humano tem a necessidade de se sentir útil, portanto, para manter sua equipe motivada é muito importante que conheça os pontos fortes e fracos de cada membro, delegando as tarefas de forma inteligente, levando esses pontos em consideração. Essa estratégia pode trazer muitos benefícios, como um rendimento e satisfação maiores, além, claro, da sensação psicológica de que são úteis em sua existência humana. Essa sensação gera comportamentos muito mais positivos e desenvolvem a criatividade, justamente porque estarão contribuindo com algo que sabem fazer e em que são bons fazendo. Mostrar para a sua equipe qual a utilidade dela, tanto de forma individual, quanto como um grupo dentro do negócio, desperta aquele sentimento de fazer a diferença e estar no lugar certo, sentimentos que muitos buscam numa profissão, além das questões de remuneração. Se o reconhecimento é algo que vem de fora (dos líderes e clientes), a utilidade é algo da pessoa com ela mesma, por isso, mais uma vez, feedbacks periódicos com um diálogo de igual para igual são fundamentais para se obter as informações certas para se gerar e manter uma conexão com uma equipe. Além disso, sempre dar desafios de acordo com o conhecimento das pessoas e ir aumentando esses desafios de acordo com a evolução do conhecimento, estimulando que ele entre no estado de flow.

Propósito

Muito se fala sobre propósito na carreira nos últimos tempos, mas o propósito que abordo aqui diz respeito a fazer parte de um grupo que está buscando pelas mesmas coisas e achar que encontrou a sua tribo – “sentir que faz sentido”. Entender a razão pela qual estão fazendo o que estão fazendo e desenvolver o sentimento de pertencimento na equipe faz com que ela permaneça produzindo, principalmente por enxergar a causa pela qual estão trabalhando. Logo, é de extrema importância que o líder saiba expor de forma clara qual o direcionamento e propósito de estarem ali, muito além de uma entrega final, mas os benefícios que aquele trabalho pode trazer aos seus clientes. Além disso, é imprescindível que os valores e interesses do colaborador sejam conhecidos pela liderança, para que sejam capazes de entender se estão caminhando no mesmo sentido da organização e da equipe. Esse é, certamente, um grande indicador de desempenho e uma forma de ajudar tomar decisões quando não existir harmonia em sua equipe.

Em resumo, todos buscamos ser reconhecidos, úteis e parte de um grupo que acredita e busca coisas semelhantes, desenvolvendo a sensação de pertencer a algo que faça sentido – o que chamo de propósito. Hoje em dia existem muitos manuais minuciosos com dicas pontuais para manter uma equipe motivada, mas se você conseguir aplicar pequenas ações para alimentar essas três necessidades básicas, você já estará ajudando muito sua equipe a encontrar um motivo para ação, com consistência e não com momentos de euforia que podem ser derrubados em uma situação adversa ou de pressão. E claro, para conseguir aplicar essas ações com sucesso, você precisa conhecer e ouvir ativamente sua equipe, saber dialogar e caminhar junto. O sucesso de desempenho de uma equipe está muito mais ligado ao fator humano que você tem para oferecer, de forma a ser tornar alguém de confiança para quem trabalha para você, afinal, sem sua equipe, nada seria possível.

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